top of page
  • Bruna Moss

3 dicas para economizar todo mês

Só consegue economizar dinheiro quem tem grandes salários?



Sabia que economizar dinheiro é um hábito que tem mais relação com a administração financeira do que com o salário? Nunca é tarde para começar a economizar parte da sua renda.


Aprender a economizar dinheiro todo mês através de mudanças estratégicas no dia a dia pode ser a peça chave para superar um momento de crise sem grandes dificuldades ou acabar endividado. Desse jeito, é possível alcançar resultados, objetivos e metas.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a organizar sua vida financeira e economizar de maneiras práticas. Se interessou? Então, vem conferir!



1. Defina metas de economia


Você conhece sua atual situação financeira? Esse é o primeiro passo para se organizar e estabelecer metas. Saber seus custos fixos e variáveis são dados essenciais para dar início no planejamento financeiro. Tenha em mente o quanto você pretende economizar a cada mês.


Não espere sobrar dinheiro para começar. Ter como pensamento “vou guardar apenas quando começar a sobrar”, não é o melhor caminho. Sem assumir esse compromisso de economizar todo mês, você nunca vai começar. Definir suas metas e objetivos, ter organização e controle são pontos essenciais para manter a motivação e orientar o planejamento, estabelecendo um controle das finanças.


Não importa se você começar economizando pouco. O importante é dar o primeiro passo. Fazendo isso, você terá controle do que está dando certo e errado, o que é preciso ajustar e remanejar, além de dizer muito sobre seu comportamento financeiro.



2. Corte gastos desnecessários e evite compras por impulso


Sabe aqueles gastos que aparecem na sua fatura e você não lembra? Está na hora de cortá-los!


Para conseguir economizar todo mês, é necessário abrir mão de compras desnecessárias e impulsivas, além de mudar os hábitos. Analise suas despesas e entenda onde é possível poupar parte do seu dinheiro.


Vale destacar que não é preciso deixar de ter momentos de lazer e fazer compras, mas sim pensar em como você pode fazer para que isso não seja um gasto muito acima do estipulado. É preciso conhecer suas prioridades para fazer essas mudanças.


Quando falamos de compras desnecessárias, estamos falando daquelas que vamos comprando, comprando e quando nos damos conta, a fatura do cartão já está perto ou já passou do limite. Um bom exercício para fazer quando se encontrar nessa situação é pensar: “eu realmente preciso disso?”, “o quão essencial isso é para mim neste momento?”. Isso é um exercício diário, são novos hábitos que você precisa inserir no seu dia a dia.



3. Comece a investir


Guarde uma porcentagem do dinheiro para aplicar, essa é uma das melhores estratégias para quem quer juntar dinheiro, mesmo sendo uma quantia pequena no início. Quando o investidor começa a ver seu dinheiro rendendo, vai sentindo mais vontade de economizar e aplicar. Isso pode ser a chave para que você comece a ter controle da sua vida financeira.


Com o tempo, é possível separar mais dinheiro para investir. Desse modo, você garante uma quantia para gerar renda e multiplicar o capital ao longo dos anos.


Antes disso, é preciso saber qual é o seu tipo de investidor, quais são seus objetivos e que existem vários tipos de investimentos.


Na hora de investir, é preciso estar ciente de que existem diversos tipos de investimentos, como os ativos de renda fixa e os ativos de renda variável. Quer saber mais, tirar dúvidas e começar a agir? Fale com um de nossos assessores!




Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page