top of page
  • Bruna Moss

Afinal, o que são Fundos de Investimento?

Está começando a investir no mercado e tem pouco recurso e conhecimento? Uma boa alternativa são os fundos de investimento. Sabe o motivo? Vem descobrir!





Produto do mercado financeiro em que os investidores se juntam e colocam seu dinheiro na mão de um gestor (especialista em investimento) e sua equipe para gerir seu patrimônio. O dinheiro que o investidor aplica no fundo de investimento escolhido é convertido em cotas e seu patrimônio é a soma de todos os recursos aplicados por seus diferentes investidores.


Assim, eles montam a carteira de ativos do fundo através de estratégias visando o maior lucro com o nível de risco adequado ao objetivo do fundo. Esta carteira pode englobar Títulos Públicos e Privados de Renda Fixa, Títulos Cambiais, Derivativos, Commodities, Ações, entre outros. Quanto mais diversificado o fundo, menor é o risco.



Quais os riscos para investir em Fundos de Investimento?


Os riscos vão depender da categoria e da política específica de cada fundo que o investidor escolher. Como em outros investimentos, existem fundos com o perfil super conservador, com liquidez diária e os perfis mais arrojados, com estratégias que apresentam mais riscos ao investidor.



3 vantagens de investir em Fundos de Investimentos:


Diversificação


Investir em um Fundo de Investimento torna possível o acesso a uma carteira diversificada de ativos, classes e setores financeiros a um valor acessível. Uma vez que os objetivos e metas estejam definidos, o assessor de investimentos vai auxiliar o investidor a encontrar os melhores fundos que atendam suas necessidades, levando em conta os riscos, rentabilidade e tempo de aplicação.


Gestão Especializada e Praticidade


Como falado acima, os fundos contam com gestores especializados e capacitados à tomada de decisão de investimento e contam com acesso a diversas informações sobre o mercado para que consigam traçar a estratégia de carteira adequada para cada investidor. O investidor não precisa se preocupar em acompanhar a liquidez dos ativos do fundo escolhido, esse é o papel do gestor. Ao investir já se sabe qual é o prazo de resgate.


Acessibilidade e serviços


Acesso à diversos tipos de fundos de investimento com menos recursos para qualquer perfil, além de ser possível investir em ativos de difícil acesso pelo investidor.




Na Menthor sempre mantemos um contato muito próximo com os gestores para ficarmos atentos em relação a eventuais mudanças na equipe das casas e em mudanças significativas na carteira de investimentos do fundo e poder passar e orientar melhor o cliente sobre a situação em que eles estão alocados.


Tem dúvidas ou quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com um de nossos assessores!





Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page